A GSoftware Creative é especializada na construção de soluções de business intelligence ou business discovery, utilizando metodologias consagradas para a produção da informação gerencial, orientada ao público que irá atender nas empresas e suas demandas particulares. Nossa experiência de dezenas de milhares de horas de consultoria construindo este tipo de solução considera diversos fatores e o momento de cada cliente para indicar as melhores tecnologias e abordagens, com objetivo de atendê-los priorizando custo-benefício aliado à estratégia de evolução da solução.

A informação correta, na forma correta, para a pessoa certa

Enquanto as demandas dos executivos são voltadas a indicadores de performance consolidados, os analistas de negócios e gerentes buscam soluções mais flexíveis com capacidade exploratória ou relatórios gerenciais que expliquem os indicadores apresentados para os níveis superiores das organizações e viabilizem a identificação de desvios de rota, oportunidades de melhoria, entre outros. Os usuários operacionais orientam-se prioritariamente por relatórios que apóiem o acompanhamento das suas atividades e objetivos diários.

 

Indicadores Chave de Performance

Nossas soluções de business intelligence, quando implementadas para atingir as camadas mais estratégicas das empresas, normalmente formadas pelo presidente, diretores e conselho de administração, possuem um componente de portal, ou dashboard, onde os indicadores de performance ou key performance indicators (KPI´s) são publicados.

Os KPI´s têm como objetivo transmitir rápida e visualmente o resultado numérico associado a um indicador, por exemplo “participação de mercado”, “venda bruta”, “custo de produção”, entre outros. Os indicadores necessariamente comparam valores realizados contra algum objetivo, conforme as regras de composição definidas pelas empresas. Comumente lança-se mão de figuras como faróis, termômetros ou velocímetros (também chamados gauges ou speedômetros) para demonstrar os KPI´s.

 

Análises OLAP ou Business Discovery

O público mais análitico das empresas, normalmente formado pela gerência, coordenadores e analistas de diversas áreas de interesse, é talvez a categoria que mais se beneficia de nossas soluções de business intelligence/discovery. Ele é responsável por explicar o comportamento dos indicadores de performance, apoiar a definição de estratégias e antecipar os movimentos de mercado que poderão significar ganhos ou prejuízos para suas empresas, entre outros.

Para atendê-los, a Gsofware constrói soluções utilizando ferramentas OLAP (online analytical processing) ou de modelos associativos e nuvens de dados “in memory”, dos principais fornecedores mundias dessas tecnologias, que permitem a exploração de dados de forma on-line (não estática). Isso quer dizer que esse público será munido de ferramentas que possibilitam a construção de visões no modelo self-service, tendo à sua disposição toda a base de dados histórica a respeito dos números que explicam a performance da empresa sob a ótica das suas dimensões de análise, como produto, região, força de vendas, departamento etc.

Através de funcionalidades como drill-down ou detalhamento de valores, pode por exemplo entender a performance de vendas de um produto em uma região, depois detalhando essa venda por estado, cidade e bairro, ou drill-up (consolidação), que é a operação inversa. Pode ainda filtrar valores (por exemplo analisar as vendas nessas regiões filtrando apenas dos 5 produtos mais lucrativos), efetuar seleções simples ou múltiplas (por exemplo analisar as vendas apenas dos estados do RJ e SP), construir fórmulas matemáticas ou estatísticas sobre as métricas (de crescimento por período, participação etc.), entre outras funcionalidades que podem variar conforme a ferramenta adotada e o escopo de dados disponibilizado para análise.

As análises confeccionadas por esse público podem ser formatadas em grades ou gráficos e normalmente são compartilhadas com os diversos níveis da organização, pois explicam os resultados dos indicadores ou apontam a direção que deve ser tomada com relação a investimentos, desinvestimentos, entre outros.

 

Relatórios Gerenciais e Operacionais

Complementarmente, a GSoftware sugere que a maior parte dos usuários de business intelligence das empresas deve ser atendida por relatórios. Os relatórios são responsáveis por transmitir, de forma estruturada e periódica, os resultados detalhados a respeito de diversas análises construídas e formatadas pelo público mais analítico ou pela área de TI (tecnologia da informação) da empresa. As soluções de reporting têm por função facilitar a construção, publicação e envio automatizado de relatórios por e-mail.

Os usuários mais operacionais da empresa, que representam a maior parcela de usuários de BI, necessitam de informações basicamente para executar suas tarefas de modo mais eficaz. Por exemplo, os vendedores precisam de relatórios sobre as vendas na sua carteira de clientes, para que possam perseguir seu objetivo comercial para o período. Esse usuário não costuma ou precisa ter grandes habilidades de análise, assim como não deve investir muito de seu tempo efetuando análises, deveria sim estar visitando os clientes para fechar os pedidos.
Para a GSoftware, o relatório deve ser o mais claro e padronizado possível, deve ser simples de analisar e se possível, enviado diariamente para a caixa de correio do vendedor, ou disponibilizado num portal ou dispositivo móvel, para que ele tenha sempre à mão seu instrumento de trabalho.

 

Soluções de ETL

Os processos de integração de dados são parte fundamental das soluções de BI (Business Intelligence), construídos com ferramentas de ETL (extração, transformação e carga), que vêm evoluindo rapidamente, sendo componentes importantes do ponto de vista de produtividade do desenvolvimento dos pacotes de carga, por requererem baixo esforço de programação. Elas se conectam às mais diversas estruturas e formatos de dados, possuem alto potencial de melhoria de performance para cargas de grandes volumes, garantem flexibilidade para transformação, limpeza e padronização de dados, além de oferecer suporte ao gerenciamento de metadados de toda a construção dos pacotes, facilitando a manutenção e o entendimento das regras de negócio implementadas.

Além disso, essas ferramentas possuem módulos de automatização de execução dos pacotes, com programação por horários pré-definidos, baseada em eventos, com encadeamento de execução de múltiplas cargas, oferecendo logs detalhados para avaliação de resultados e auditoria dos processos.Conte com a experiência da Gsoftware para construir seus processos de integração de dados, utilizando as melhores práticas de desenvolvimento de pacotes, conforme o requisito de negócio, a natureza da aplicação, as estruturas de dados a serem manipuladas e os recursos de hardware e software disponíveis na organização.

© 2000 Grupo Software Creative. Todos os direitos reservados.