Workflow ou Automação de Processos – BPA (Business Process Automation)

 

A GSoftware é especializada no desenvolvimento de soluções de automação de processos, ou workflows, prioritariamente através da plataforma propria combinada com a ferramenta de produtividade Nintex Workflow. Temos em nosso portfólio centenas de projetos e mais de 200.000 horas de desenvolvimento de fluxos em dezenas de empresas de grande porte, para atender os mais diversos desafios de negócio, nas áreas de Recursos Humanos, Finanças, Jurídico, Marketing, Operações, entre outras.

 

 

O que é um Processo de Negócio (Business Process)?

Um processo de negócio pode ser caracterizado como um conjunto de tarefas que envolve pessoas e recursos para que possa se atingir um objetivo previamente traçado. Como resultado deste, é gerado um produto ou serviço que vai ao encontro dos desejos dos clientes.

Com a nossa experiência, potencializada pela ferramenta Nintex Workflow, conseguimos automatizar processos altamente complexos, provendo padronização, agilidade de execução, governança e controle em atividades que antes funcionavam baseadas em documentos impressos e e-mails, normalmente dependentes das pessoas envolvidas nas suas execuções e de procedimentos escritos, muitas vezes desatualizados.

 

Etapas dos Projetos de Workflow

  • Modelagem: A modelagem de processos é feita na ferramenta de documentação escolhida pelo cliente ou com diagramas cross-functional. A modelagem é uma etapa importante da automação pois é nela que os processos são descobertos e desenhados. É nela também que pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando a sua otimização. A GSoftware apoia o cliente no desenho do AS-IS (como o processo funciona atualmente) e no TO-BE (novo desenho a ser implementado).
  • Execução: A execução do processo de forma automatizada depende de ferramentas tecnológicas produtivas e atualizadas. Aqui entra o expertise da GSoftware, traduzindo a modelagem planejada em fluxos, telas de entrada de dados e integrações com os mais diversos sistemas, de modo que os processos aconteçam nos tempos esperados e de forma padronizada.
  • Controle: O controle ideal é aquele que está presente durante todas as etapas do processo: antes, durante e depois. Desde o início da modelagem até a análise pós-conclusão da execução, o controle deve ser realizado. Um tipo de controle muito importante em projetos de automação de processos são relatórios de fluxos em andamento, ou BAM (monitoramento de atividades de negócio) onde é fornecido o status do fluxo, com quem está parado, há quanto tempo está parado etc. Isso é importante para evitar que os erros sejam identificados somente quando o processo é concluído. Há também relatórios de fluxos concluídos, onde se pode ter uma noção geral de como se desenvolveu o processo.
  • Otimização: A otimização tem crucial importância quando se trata de automação de processos. É essencial para que sejam feitas melhorias nos mesmos de modo a alcançar resultados positivos mais rapidamente, melhorando o serviço aos clientes e, possivelmente, com menores custos. Depende, obviamente, das etapas anteriores, principalmente do controle, onde deve haver uma busca pela perfeição.

© 2000 Grupo Software Creative. Todos os direitos reservados.